Projeto do piso salarial da Enfermagem é aprovado na Câmara de Vereadores

Vereadores da Câmara Municipal de São Miguel do Fidalgo aprovaram, nesta segunda-feira (18), o projeto de lei que garante o pagamento do piso salarial nacional da enfermagem. Com a aprovação, em regime de urgência e em única votação, o pagamento já poderá ser garantido conforme recomendação do Ministério da Saúde, até o dia 22 de setembro.

O projeto de lei foi elaborado pelo advogado Thadeu Barbosa, que fez reunião esclarecedora com a equipe de enfermagem antes da sessão.

Os profissionais da enfermagem compareceram à Câmara para acompanharem a votação do projeto. Após aprovação eles comemoraram a conquista e se mostraram satisfeitos.

A lei do piso tem efeitos retroativos a maio de 2023, com a natureza das parcelas a serem pagas, bem como a carga horária a ser considerada, seguindo as regras estabelecidas nos normativos e orientações do Ministério da Saúde.

A Enfermagem representa o maior contingente de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. É importante destacar, ainda, que essa aprovação é fruto de um esforço e de muita luta dessa categoria incansável que não mede esforços para dar assistência à saúde. Hoje é um dia especial e ficamos felizes por fazer parte desse março histórico da saúde no Brasil. Como gestora, me sinto feliz e parabenizo o prefeito Dr. Erimar Soares por não medir esforços e alcançar mais esse avanço para o município”, disse a secretária de saúde, Nadja Soares.

O diretor da UBS, Tiago Castro, também ressaltou a importância da categoria e alegria de fazer parte desse momento. “A pandemia só veio reforçar a importância da enfermagem e hoje, depois de muita luta, estamos aqui para celebrar esse março histórico“.

O prefeito, Dr. Erimar Soares, também esteve presente na sessão e acompanhou toda a votação. “A sensação é de dever cumprido por mais essa realização do município, que beneficia os profissionais da Enfermagem e reconhece a dedicação diária de cada um para cuidar do próximo”.