Segunda-Feira, 21 de setembro de 2020 Nossa história      

Notícias

SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃO RELIZA BATE-PAPO ENTRE PAIS E MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL.

TEMA: "Escola e Familía: responsabilidades compartilhadas para uma educação de qualidade".

Data de Publicação: 23/05/2019

Na manhã desta quarta-feira (22), a Prefeitura Municipal de São Miguel do Fidalgo através da Secretaria Municipal de Educação realizou na Fundação São Rafael um Bate-papo com os Pais e responsáveis dos alunos da rede pública Municipal de ensino com a presença dos representantes do  Ministério Público Estadual Promotor de Justiça Dr. Vando da Silva e a Assessora de Promotoria a Drª. Débora  Silva P. da Costa, juntamente com as autoridades do Poder Executivo, Legislativo, e representantes das Igrejas Católica e Evangélica com o tema: “Família e Escola: Responsabilidades compartilhadas para uma Educação de qualidade”.

O Exmº. Sr. Prefeito Dr. Cristóvão Dias, deu inicio ao bate-papo dando boas vindas aos pais e responsáveis presentes e agradeceu a presença de todos e também agradeceu a presença dos representantes do Ministério Público. Em sua fala Dr. Cristóvão ressaltou que “Quando a criança percebe que os pais se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares, ela sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima. Essa demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem.

Ao entrar na escola, a criança traz consigo experiências adquiridas no convívio que lhe permitirão formar uma determinada visão sobre si, o que significa uma ampliação no âmbito de relações. Na escola a criança conhecerá outras de sua idade, com as quais deverá compartilhar uma parte de suas experiências, além de estabelecer relações com adultos que não pertencem a sua família.

Em seguida a Secretária Municipal de Educação Maria Heloísa falou da realidade hoje enfrentada pelos coordenadores, diretores, professores dentro da unidade de ensino, e citou vários acontecimentos adversos aos normais de uma escola, como indisciplina escolar, falta de compromisso dos alunos e ainda falou do baixo numero de pais que participam das reuniões para acompanhar o andamento do ensino dos seus filhos.

O professor Mundeirinho  em sua fala fez cobranças aos pais para que participem, acompanhem mais a vida escolar dos filhos. Eu como pai posso nos cobrar porque sou pai de aluno também, nós pais não estamos fazendo o acompanhamento como deveria ser feito, precisamos participar mais, frisou o mesmo.

Valmir Gabriel  assessor Técnico da Secretaria Municipal de Educação em sua fala disse que a Família não pode jogar os preceitos básicos da educação para a Escola, pois essa responsabilidade compete aos pais. A escola ensina para vida, e para uma boa formação e uma boa colocação no ceio da sociedade.

Terminada a participação dos representantes da Educação a palavra foi repassada ao Conselho Tutelar que representado pelo Conselheiro Augusto Francisco, o mesmo falou das situações que vem acontecendo na cidade como alto índice de adolescentes envolvidos com álcool e e que fincam perambulando pelas ruas,  jovens esses que deveriam estar em sala de aula, pois saem de casa dizendo que vai pra escola e desviam  o caminho e por isso que a presença da família e a imposição de regras  com mais freqüência é importante.

A Drª Débora  Silva P. da Costa Assessora de Promotoria em sua fala disse que “O conselho Tutelar de São Miguel do Fidalgo é Bastante atuante , mas também falta aos pais lhes darem abertura para que esse trabalho desenvolvido possa de fato surtir efeito, não adianta no caso o conselho tutelar, a escola, os educadores eles orientar, eles aconselharem as crianças e adolescentes e quando chegar em casa er um ambiente onde não existe limite, onde não se tem regras onde eu faço tudo que eu quero, um ambiente do tou nem ai pra tudo que os pais e responsáveis falam, e preciso ensinar aos filhos que existe uma hierarquia em todos os ambientes, inclusive EM CASA, e que em CASA quem MANDA são os PAIS.

Eles tem que entender que na escola também vão ter superiores que são os professores, diretores da escola e que eles vão ter que cumprir regras sobe pena de surtir nas sanções disciplinares que os locais tem. Então os pais tem que ter essa consciência que cabe a eles a função de educar.

O Promotor de Justiça Dr. Vando da Silva falou para mais de trezentos pais que compareceram nas dependências da Fundação São Rafael.

Dr. Vando agradeceu ao Prefeito Municipal a Secretaria Municipal de Educação pela iniciativa para esse bate-papo pudesse onde os temas abordados foram: Responsabilização dos pais e responsáveis pelo correto acompanhamento da vida escolar e particular de seus filhos, reforçando quais seriam as responsabilidades dos pais e das escolas, especificamente; Indisciplina escolar (violência, depredação do patrimônio público ou particular, ofensas contra a honra); papel dos pais e responsáveis; possíveis crimes praticados por pais e responsáveis na suposta defesa de seus filhos perante problemas com outras crianças no interior da escola, entre outros temas. Logo após a fala do Promotor a palavra foi facultada aos demais integrantes da mesa de honra.

Além do Prefeito Dr. Cristóvão, a Primeira Dama a Srª Maria Tereza e da Secretária de Educação Maria Heloisa, estiveram presentes ao evento o Secretário de Assistência Social Janderson Rodrigues, Sr. José Inácio Secretário Municipal de Agricultura, os Vereadores Municipais Srª Maria de Fátima Moraes Filha, José Batista, Francisco Coutinho, Genival João Cabral, a Presidente do CMDCA Alcione Castro, Josefina Marques Presidente do SINTED, Tiago Castro representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a Irmã Tatiane representando a Igreja Assembléia de Deus, o Padre Antonio representando a Igreja Católica e Raimundo Weides representante da Fundação ASAS no qual queremos agradecer por ter cedido o excelente espaço da Fundação São Rafael para a realização do evento.

O bate papo foi intermediado pela Coordenadora de Ensino Nilvonete Macedo e contou com o apoio total de todos os funcionários da Educação e realizado em parceria com todas as demais secretarias municipais de Administração e Finanças, Saúde, Transportes , Assistência Social, Agricultura. A Gestão “Com Deus e o Povo o Progresso continua” agradece a presença de todos.

Por Augusto Alencar.

Veja todas as fotos clicando no link a seguir:http://saomigueldofidalgo.pi.gov.br/saomigueldofidalgo/portalnoticias/galeria/79