Domingo, 08 de dezembro de 2019 Nossa história

Secretaria de Saúde realiza palestra em alusão à Campanha Novembro Azul

Temas importantes sobre a saúde do homem foram debatidos.

Depois da campanha Outubro Rosa, que é voltada para a conscientização sobre o câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde de São Miguel do fidalgo está promovendo durante este mês a Campanha Novembro Azul que tem como objetivo sensibilizar a sociedade, em especial os homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Como o mês de novembro é marcado pela Campanha Novembro Azul, nesta segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde realizou palestra sobre temas importantes acerca da saúde do homem, como câncer de próstata em dois povoados da zona rural pela manhã no povoado Luiz  e a tarde no povoado  Caldeirão, e o ciclo de palestra continua amanhã pela manhã no povoado Fonte de Fátima e na quarta-feita palestra na UBS para todos os homens com o Dr. Rogério Palmeira.

A Secretaria de Saúde  tem como foco além da preocupação com a prevenção, estimular o homem a procurar os centros de saúde. Durante todo mês de novembro serão realizadas várias ações voltada para campanha no município  A palestra foi ministrada pela Enfermeira Érica Soares e contou com a participação da Secretária Municipal de saúde Maria Tereza Machado,  Mailsa Coutinho Diretora da UBS e do Coordenador da Atenção Básica Adalgison Alves.

Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que, do total de pessoas entre 20 e 59 anos que morrem no país, 68% são do sexo masculino. Já de acordo com o IBGE, os homens vivem em média sete anos a menos do que as mulheres. Sendo que o câncer de próstata é o segundo tipo que mais afeta os homens depois do câncer de pele não melanoma, segundo dados do Ministério da Saúde.

Para amenizar tal situação, desde 2009, por meio da criação da Política Nacional de Saúde do Homem, as secretarias municipais e estaduais de Saúde estão adotando estratégias para inserir os homens na atenção básica, a título de prevenção para complicações que podem comprometer sua qualidade de vida.

De acordo com a Secretária Municipal da Saúde de São Miguel do Fidalgo Maria Tereza, o objetivo dessa ação em prol da campanha, é fazer com que os homens se aproximem mais das Unidades Básica de Saúde, onde podem realizar o cuidado preventivo de sua saúde, pois eles tipicamente só procuram o serviço de saúde quando são acometidos por alguma doença, e uma coisa vem nos deixando animados é o aumento da presença dos homens nas palestras .