Segunda-Feira, 21 de setembro de 2020 Nossa história      

Notícias

ENCONTRO DAS GESTANTES DO GRUPO "BEM GESTAR"

Palestra com a Enfermeira Erica Soares e a Dentista Alita Tavares

Data de Publicação: 14/05/2019

Na manhã desta terça-feira a Secretaria Municipal de Saúde realizou o encontro com as gestantes do Grupo "Bem Gestar", durante o encontro tivemos uma palestra com a Enfermeira Erica Soares que falou dos cuidados que as gestantes tem que tomar durante a gravidez; técnicas de pegada para mamada do recém nascido e ressaltou que a amamentação exclusiva por 6 meses até o sexto mês de vida da criança reduz o risco de infecções gastrointestinais, ajuda na perda de peso da mãe e previne uma nova gravidez, porém não modifica o risco da criança ter doenças alérgicas no futuro, não afeta seu crescimento, seu risco de ter obesidade, sua habilidade cognitiva ou seu comportamento.  

A Dentista Alita Tavares em sua fala resaltou que cuidar da saúde bucal faz parte do rito diário da higiene pessoal, e todos sabem. O que talvez poucos lembrem é da importância em zelar por isso durante a gravidez. Neste período, a atenção com a saúde bucal da futura mamãe deve ser redobrada – até porque, um descuido pode, inclusive, provocar um parto prematuro. A saúde geral do bebê começa a se estabelecer na barriga da mãe. A boca é a porta de entrada para muitas doenças e, por isso, necessita ser tratada junto com a saúde geral da mulher. Logo, as gestantes devem procurar especialistas para fazer um pré-natal odontológico. Por meio dele, o profissional irá orientar e desmistificar crenças e preocupações sobre a gravidez e o tratamento dentário – visando, sempre, a saúde da mãe e bebê. Na gravidez, o organismo da gestante passa por uma grande variação hormonal – o que promove uma série de importantes alterações relacionadas à cavidade bucal. Entre elas, está a facilidade de desenvolvimento de gengivite, a hipossalivação e os enjoos matinais – que dificultam a higiene bucal. Tais alterações podem aumentar a incidência de cárie e desenvolver doença periodontal. Entretanto, ao tomar os devidos cuidados, pode-se evitar e ter controle sobre isso. Algumas complicações na boca podem acarretar no nascimento prematuro do bebê, como na periodontite – que consiste no processo inflamatório crônico dos tecidos localizados ao redor dos dentes.

Nesse tipo de caso, a placa bacteriana presente é composta por microrganismos que podem migrar para a corrente sanguínea. Isso ocasiona a liberação de prostaglandinas (ácidos graxos com atividade hormonal), favorecendo a antecipação do parto. Para auxiliar na prevenção, o ideal é procurar um Cirurgião-Dentista ressalta a mesma. O encontro contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde a Sra. Maria Tereza Machado e a Nutricionista Raquel Duarte Ibiapino e a Diretora da Unidade Básica de Saúde a Sra. Mailsa Coutinho Leite. Ao fim da palestra foi entregue presentes de acordo com o sexo da criança esperada por cada uma  e presentes unissex para as que ainda não sabem o sexo dos seus bebês. 

clink nesse link e veja todas as fotos:http://saomigueldofidalgo.pi.gov.br/saomigueldofidalgo/portalnoticias/galeria/75